Tema (Pesquisa Pronta)

Agência Nacional de Saúde - ANS

Faça outra pesquisa ou veja as pesquisas prontas.

Agência Nacional de Saúde - ANS - STF (resultados: 0)
Nenhum resultado encontrado para STF.
Agência Nacional de Saúde - ANS - TST (resultados: 0)
Nenhum resultado encontrado para TST.
Agência Nacional de Saúde - ANS - STJ (resultados: 2)

Tema/Repetitivo 1305

PRIMEIRA SEÇÃO
Questão

Definir: a) se a União deve figurar no polo passivo de demanda em que se pretende a revisão da Tabela de Procedimentos Ambulatoriais e Hospitalares do Sistema Único de Saúde - SUS; b) a (in)existência de litisconsórcio passivo necessário entre os entes federativos para integrarem a lide; e c) se é possível equiparar os valores da Tabela de Procedimentos Ambulatoriais e Hospitalares do Sistema Único de Saúde - SUS aos estabelecidos pela Agência da Nacional de Saúde - ANS (TUNEP/IVR), com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro de contrato ou convênio firmado com hospitais privados, para prestação de serviços de saúde em caráter complementar.

Tese

[aguarda julgamento]

Situação: Afetado
(última verificação em 28/02/2026)
TEMA 1305 (PRIMEIRA SEÇÃO): Definir: a) se a União deve figurar no polo passivo de demanda em que se pretende a revisão da Tabela de Procedimentos Ambulatoriais e Hospitalares do Sistema Único de Saúde - SUS; b) a (in)existência de litisconsórcio passivo necessário entre os entes federativos para integrarem a lide; e c) se é possível equiparar os valores da Tabela de Procedimentos Ambulatoriais e Hospitalares do Sistema Único de Saúde - SUS aos estabelecidos pela Agência da Nacional de Saúde - ANS (TUNEP/IVR), com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro de contrato ou convênio firmado com hospitais privados, para prestação de serviços de saúde em caráter complementar. TESE: [aguarda julgamento] SITUAÇÃO: Afetado

Tema/Repetitivo 1016

SEGUNDA SEÇÃO
Questão

(a) Validade de cláusula contratual de plano de saúde coletivo que prevê reajuste por faixa etária; e(b) Ônus da prova da base atuarial do reajuste.

Tese

(a) Aplicabilidade das teses firmadas no Tema 952/STJ aos planos coletivos, ressalvando-se, quanto às entidades de autogestão, a inaplicabilidade do CDC;(b) A melhor interpretação do enunciado normativo do art. 3°, II, da Resolução n. 63/2003, da ANS, é aquela que observa o sentido matemático da expressão 'variação acumulada', referente ao aumento real de preço verificado em cada intervalo, devendo-se aplicar, para sua apuração, a respectiva fórmula matemática, estando incorreta a simples soma aritmética de percentuais de reajuste ou o cálculo de média dos percentuais aplicados em todas as faixas etárias.

Situação: Acórdão Publicado - RE Pendente
(última verificação em 28/02/2026)
TEMA 1016 (SEGUNDA SEÇÃO): (a) Validade de cláusula contratual de plano de saúde coletivo que prevê reajuste por faixa etária; e(b) Ônus da prova da base atuarial do reajuste. TESE: (a) Aplicabilidade das teses firmadas no Tema 952/STJ aos planos coletivos, ressalvando-se, quanto às entidades de autogestão, a inaplicabilidade do CDC;(b) A melhor interpretação do enunciado normativo do art. 3°, II, da Resolução n. 63/2003, da ANS, é aquela que observa o sentido matemático da expressão 'variação acumulada', referente ao aumento real de preço verificado em cada intervalo, devendo-se aplicar, para sua apuração, a respectiva fórmula matemática, estando incorreta a simples soma aritmética de percentuais de reajuste ou o cálculo de média dos percentuais aplicados em todas as faixas etárias. SITUAÇÃO: Acórdão Publicado - RE Pendente
Agência Nacional de Saúde - ANS - TNU (resultados: 0)
Nenhum resultado encontrado para TNU.
Agência Nacional de Saúde - ANS - CARF (resultados: 0)
Nenhum resultado encontrado para CARF.
Agência Nacional de Saúde - ANS - FONAJE (resultados: 0)
Nenhum resultado encontrado para FONAJE.
Agência Nacional de Saúde - ANS - CEJ (resultados: 0)
Nenhum resultado encontrado para CEJ.