Melhore sua experiência de pesquisa. Leia sem interrupções e sem anúncios, registrando-se gratuitamente.
Tese Vinculante STF

Tema 370

Situação: Trânsito em Julgado

Tese Fixada

Salvar

A suspensão de direitos políticos prevista no art. 15, inc. III, da Constituição Federal aplica-se no caso de substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos.

Questão Submetida a Julgamento

370 - Suspensão dos direitos políticos de condenado a pena privativa de liberdade substituída por pena restritiva de direito.

Decifrando a tese

O Ponto Central

O Supremo Tribunal Federal, no Tema 370, firmou entendimento de grande impacto sobre direitos políticos em condenação criminal. O caso definiu que a suspensão prevista no art. 15, III, da Constituição Federal também alcança a hipótese em que a pena privativa de liberdade é substituída por pena restritiva de direitos, consolidando a leitura mais ampla do dispositivo constitucional.

Análise Jurídica Completa

Crie sua conta gratuita para acessar o Resumo do Caso Fático, os Contornos Jurídicos do Acórdão e mais — e ainda navegue sem anúncios!

ATENÇÃO: os comentários da seção "Decifrando a tese" não são oficiais e não substituem a análise dos acórdãos dos precedentes.

Informações do Julgamento

Relator
MIN. MARCO AURÉLIO
Acórdão (Leading Case)
RE 601182
Data
Aprovada em 08/05/2019