Teses & Súmulas | TEMA 343 do Supremo Tribunal Federal - STF

Extensão para o Chrome

Faça uma pesquisa ou veja as pesquisas prontas.

Supremo Tribunal Federal - STF

TEMA 343

QUESTÃO: Devolução de contribuição previdenciária cobrada de servidor inativo ou pensionista, no período compreendido entre a EC 20/98 e a EC 41/2003.

É devida a devolução aos pensionistas e inativos, perante o Juízo competente para a execução, da contribuição previdenciária indevidamente recolhida no período entre a EC 20/1998 e a EC 41/2003, sob pena de enriquecimento ilícito do ente estatal.

GILMAR MENDES, RE 580871 (Trânsito em Julgado). Aprovada em 17/11/2010.

Ementa

Questão de ordem. 2. É devida a devolução aos pensionistas e inativos de contribuição previdenciária indevidamente recolhida no período entre a EC 20/98 e a EC 41/03, sob pena de enriquecimento ilícito do ente estatal. Precedentes. 3. Jurisprudência pacificada na Corte. Repercussão Geral. Aplicabilidade. 4. Questão de ordem acolhida para reconhecer a repercussão geral, reafirmar a jurisprudência do Tribunal, negar provimento ao recurso, autorizar a devolução aos tribunais de origem dos recursos extraordinários e agravos de instrumento que versem sobre o mesmo tema, autorizando as instâncias de origem a adotar procedimentos do art. 543-B, § 3º, do Código de Processo Civil. GILMAR MENDES, RE 580871.

Indexação

- QUESTÃO DE ORDEM: POSSIBILIDADE, APLICAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, REPERCUSSÃO GERAL, SEDE, QUESTÃO DE ORDEM, MOMENTO, JULGAMENTO, RECURSO EXTRAORDINÁRIO, REFERÊNCIA, MATÉRIA, JURISPRUDÊNCIA FIRMADA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). JUÍZO, COMPETÊNCIA, EXECUÇÃO JUDICIAL, COMPETÊNCIA, PROCESSAMENTO, DEVOLUÇÃO, PARCELA, COBRANÇA INDEVIDA.

Consulte a fonte aqui