Teses & Súmulas sobre Concessão e Permissão

Extensão para o Chrome

Faça outra pesquisa ou veja as pesquisas prontas.

Concessão e Permissão - STF (resultados: 0)
Concessão e Permissão - TST (resultados: 0)
Concessão e Permissão - STJ (resultados: 2)

Tema/Repetitivo 1221

PRIMEIRA SEÇÃO

QUESTÃO: Definição do termo inicial dos juros moratórios no caso de demanda em que se pleiteia reparação moral decorrente de mau cheiro oriundo da atividade de prestadora de serviço público no tratamento de esgoto. 

No caso de demanda em que se pleiteia reparação moral decorrente de mau cheiro oriundo da prestação de serviço público de tratamento de esgoto, os juros moratórios devem ser contados desde a data da citação válida, salvo se a mora da prestadora do serviço tiver sido comprovada em momento anterior.

Situação: Acórdão Publicado (última verificação em 01/04/2025)

Tema/Repetitivo 932

PRIMEIRA SEÇÃO

QUESTÃO: Discute-se o prazo prescricional da repetição de indébito de tarifas de água e esgoto, à luz do Código Civil de 2002.

O prazo prescricional para as ações de repetição de indébito relativo às tarifas de serviços de água e esgoto cobradas indevidamente é de: (a) 20 (vinte) anos, na forma do art. 177 do Código Civil de 1916; ou (b) 10 (dez) anos, tal como previsto no art. 205 do Código Civil de 2002, observando-se a regra de direito intertemporal, estabelecida no art. 2.028 do Código Civil de 2002.

Situação: Trânsito em Julgado (última verificação em 01/04/2025)
Concessão e Permissão - TNU (resultados: 0)
Concessão e Permissão - CARF (resultados: 0)
Concessão e Permissão - FONAJE (resultados: 0)
Concessão e Permissão - CEJ (resultados: 0)