Melhore sua experiência de pesquisa. Leia sem interrupções e sem anúncios, registrando-se gratuitamente.
Tese Vinculante STJ

Tema 1347

Situação: Trânsito em Julgado

Tese Fixada

A regressão cautelar de regime prisional é medida de caráter provisório e está autorizada pelo poder geral de cautela do juízo da execução, podendo ser aplicada, mediantefundamentação idônea, até a apuração definitiva da falta.

Questão Submetida a Julgamento

1347 - Definir se é necessária a prévia oitiva da pessoa apenada para que lhe seja imposta a suspensão cautelar (regressão provisória) do regime prisional mais favorável quando constatado o possível cometimento de falta disciplinar grave ou de fato definido como crime doloso.

Decifrando a tese

O Ponto Central

O Tema 1347 do STJ define, em caráter vinculante, que o juiz da execução penal pode determinar a regressão cautelar de regime prisional sem precisar ouvir previamente o apenado. A decisão, tomada por unanimidade pela Terceira Seção em novembro de 2025, estabelece que essa medida provisória se fundamenta no poder geral de cautela do juízo e exige apenas decisão devidamente motivada, preservando a oitiva obrigatória somente para a regressão definitiva.

Análise Jurídica Completa

Crie sua conta gratuita para acessar o Resumo do Caso Fático, os Contornos Jurídicos do Acórdão e mais — e ainda navegue sem anúncios!

ATENÇÃO: os comentários da seção "Decifrando a tese" não são oficiais e não substituem a análise dos acórdãos dos precedentes.

Informações do Julgamento

Data
Última atualização: 15/03/2026