Melhore sua experiência de pesquisa. Leia sem interrupções e sem anúncios, registrando-se gratuitamente.
Tese Vinculante STJ

Tema 347

Situação: Trânsito em Julgado

Tese Fixada

Salvar

Nas demandas de cunho declaratório, até por inexistir condenação pecuniária que possa servir de base de cálculo, os honorários devem ser fixados com referência no valor da causa ou em montante fixo.

Questão Submetida a Julgamento

347 - A controvérsia refere-se ao critério de fixação dos honorários advocatícios em feito que objetiva a declaração do direito à compensação tributária, se deve ser adotado como base de cálculo o valor da causa - como afirmado no aresto recorrido - , ou o valor da condenação - como defende a recorrente.

Decifrando a tese

O Ponto Central

O Superior Tribunal de Justiça, no Tema 347, definiu o critério de fixação dos honorários advocatícios em ação de natureza declaratória voltada ao reconhecimento do direito à compensação tributária, afastando a pretensão de vinculação automática ao valor da condenação e prestigiando a apreciação equitativa do juiz.

Análise Jurídica Completa

Crie sua conta gratuita para acessar o Resumo do Caso Fático, os Contornos Jurídicos do Acórdão e mais — e ainda navegue sem anúncios!

ATENÇÃO: os comentários da seção "Decifrando a tese" não são oficiais e não substituem a análise dos acórdãos dos precedentes.

Informações do Julgamento

Data
Última atualização: 24/04/2026