Melhore sua experiência de pesquisa. Leia sem interrupções e sem anúncios, registrando-se gratuitamente.
Tese Vinculante STJ

Tema 353

Situação: Trânsito em Julgado

Tese Fixada

Salvar

Não se cogita perempção da execução extrajudicial na hipótese do não cumprimento do prazo estabelecido pelo § 1º do art. 31 do Decreto-lei n. 70/66.

Questão Submetida a Julgamento

353 - Discute-se a observância do Decreto-Lei n. 70/66, precisamente acerca da notificação pessoal do devedor para purgação da mora.

Decifrando a tese

O Ponto Central

O Superior Tribunal de Justiça, no Tema 353, firmou entendimento em recurso repetitivo sobre a execução extrajudicial disciplinada pelo Decreto-Lei n. 70/66. A Corte assentou que o descumprimento do prazo de 10 dias para a notificação do devedor para purgar a mora não gera perempção do procedimento.

Análise Jurídica Completa

Crie sua conta gratuita para acessar o Resumo do Caso Fático, os Contornos Jurídicos do Acórdão e mais — e ainda navegue sem anúncios!

ATENÇÃO: os comentários da seção "Decifrando a tese" não são oficiais e não substituem a análise dos acórdãos dos precedentes.

Informações do Julgamento

Data
Última atualização: 20/04/2026