Melhore sua experiência de pesquisa. Leia sem interrupções e sem anúncios, registrando-se gratuitamente.
Tese Vinculante STJ

Tema 550

Situação: Trânsito em Julgado

Tese Fixada

Salvar

É despicienda a homologação judicial do termo de transação extrajudicial, posto que inviável a execução de tal providência, diante da inexistência, à época da celebração do acordo, de demanda judicial entre as partes transigentes.

Questão Submetida a Julgamento

550 - Discute-se a necessidade de homologação judicial para validar os acordos extrajudiciais celebrados para percepção das vantagens, na forma do art. 7º da Medida Provisória n. 2.169/2001.

Decifrando a tese

O Ponto Central

O Superior Tribunal de Justiça, no Tema 550, enfrentou a controvérsia sobre a necessidade de homologação judicial de acordos extrajudiciais firmados para percepção das vantagens previstas no art. 7º da MP n. 2.169/2001, concluindo que, em certas hipóteses, a homologação é dispensável. O julgamento também tratou da incidência do reajuste de 28,86% sobre a RAV e da limitação temporal do pagamento.

Análise Jurídica Completa

Crie sua conta gratuita para acessar o Resumo do Caso Fático, os Contornos Jurídicos do Acórdão e mais — e ainda navegue sem anúncios!

ATENÇÃO: os comentários da seção "Decifrando a tese" não são oficiais e não substituem a análise dos acórdãos dos precedentes.

Informações do Julgamento

Data
Última atualização: 13/04/2026