Teses & Súmulas sobre Aposentadoria por Invalidez de Servidor Público

Extensão para o Chrome

Faça outra pesquisa ou veja as pesquisas prontas.

Aposentadoria por Invalidez de Servidor Público - STF (resultados: 1)

RE 656860

TEMA: 524 - Aposentadoria integral de servidor portador de doença grave não especificada em lei.

A concessão de aposentadoria de servidor público por invalidez com proventos integrais exige que a doença incapacitante esteja prevista em rol taxativo da legislação de regência.

TEORI ZAVASCKI, aprovada em 22/08/2014.
Aposentadoria por Invalidez de Servidor Público - TST (resultados: 0)
Aposentadoria por Invalidez de Servidor Público - STJ (resultados: 0)
Aposentadoria por Invalidez de Servidor Público - TNU (resultados: 1)

QUESTÃO: Saber se o rol do art. 186 da Lei n. 8.112/1990 é taxativo ou exemplificativo.

Tese anterior revisada pelo Tema 524/STF, o qual firmou a seguinte tese: A concessão de aposentadoria de servidor público por invalidez com proventos integrais exige que a doença incapacitante esteja prevista em rol taxativo da legislação de regência.

Entendimento anterior: O rol do art. 186 da Lei n. 8.112/1990 é exemplificativo, não se tratando de "numerus clausus", devendo ser sopesado no caso concreto a gravidade da enfermidade. (tese revisada pelo Tema 524/STF)

Juíza Federal Marisa Cláudia Gonçalves Cucio Situação: Cancelado - PEDILEF 5007148-71.2014.4.04.7102/RS (última atualização em 14/11/2012)
Aposentadoria por Invalidez de Servidor Público - CARF (resultados: 0)
Aposentadoria por Invalidez de Servidor Público - FONAJE (resultados: 0)
Aposentadoria por Invalidez de Servidor Público - CEJ (resultados: 0)