Teses & Súmulas sobre Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores

Extensão para o Chrome

Faça outra pesquisa ou veja as pesquisas prontas.

Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - STF (resultados: 3)

RE 1016605

TEMA: 708 - Possibilidade de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em estado diverso daquele em que o contribuinte mantém sua sede ou domicílio tributário.

A Constituição autoriza a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) somente pelo Estado em que o contribuinte mantém sua sede ou domicílio tributário.

MARCO AURÉLIO, aprovada em 16/06/2020.

RE 727851

TEMA: 685 - Extensão da imunidade tributária recíproca ao IPVA de veículos adquiridos por município no regime da alienação fiduciária.

Não incide IPVA sobre veículo automotor adquirido, mediante alienação fiduciária, por pessoa jurídica de direito público.

MARCO AURÉLIO, aprovada em 22/06/2020.

RE 723651

TEMA: 643 - Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI nas operações de importação de veículos automotores por pessoa natural para uso próprio.

Incide o imposto de produtos industrializados na importação de veículo automotor por pessoa natural, ainda que não desempenhe atividade empresarial e o faça para uso próprio.

MARCO AURÉLIO, aprovada em 03/02/2016.
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - TST (resultados: 0)
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - STJ (resultados: 2)

Tema/Repetitivo 1118

PRIMEIRA SEÇÃO

QUESTÃO: Definir se o alienante de veículo automotor incorre, solidariamente, na responsabilidade tributária pelo pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA, quando deixa de providenciar a comunicação da venda do bem móvel ao órgão de trânsito competente.

Situação: Afetado (última verificação em 03/07/2022)

Tema/Repetitivo 903

PRIMEIRA SEÇÃO

QUESTÃO: Discussão: definição acerca do momento em que verificado o lançamento e a sua notificação quanto ao crédito tributário de IPVA, com o escopo de fixar o termo inicial do prazo prescricional para a cobrança do crédito respectivo.

A notificação do contribuinte para o recolhimento do IPVA perfectibiliza a constituição definitiva do crédito tributário, iniciando-se o prazo prescricional para a execução fiscal no dia seguinte à data estipulada para o vencimento da exação.

Situação: Trânsito em Julgado (última verificação em 03/07/2022)
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - TNU (resultados: 0)
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - CARF (resultados: 0)
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - FONAJE (resultados: 0)
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - CEJ (resultados: 0)