Abono

Faça outra pesquisa ou veja as pesquisas prontas.

Resumo

O abono é um benefício financeiro concedido a trabalhadores, servidores públicos ou empregados de empresas privadas, com o objetivo de complementar a remuneração ou compensar determinadas situações específicas. Existem diferentes tipos de abonos, dentre os quais se destacam: 1. Abono salarial: É um benefício anual concedido pelo governo federal aos trabalhadores que se enquadram nos requisitos estabelecidos pela Lei 7.998/1990. Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos no ano-base, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 2. Abono de permanência: É um incentivo financeiro concedido a servidores públicos que, mesmo após terem cumprido os requisitos para aposentadoria, optam por continuar trabalhando. Esse abono equivale ao valor da contribuição previdenciária do servidor e tem como objetivo estimular a permanência de profissionais experientes no serviço público. 3. Abono pecuniário: Também conhecido como "venda de férias", é um benefício previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que permite ao empregado converter em dinheiro até um terço do período de férias a que tem direito. Para ter acesso ao abono pecuniário, o trabalhador deve fazer a solicitação ao empregador até 15 dias antes do término do período aquisitivo das férias. Esses são alguns dos principais tipos de abonos existentes no Brasil, sendo importantes instrumentos para garantir direitos e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e servidores públicos.

Abono - STF (resultados: 4)

Súmula 241

A contribuição previdenciária incide sôbre o abono incorporado ao salário.

Aprovada em 13/12/1963

Súmula vinculante 15

O cálculo de gratificações e outras vantagens do servidor público não incide sobre o abono utilizado para se atingir o salário mínimo.

Aprovada em 25/06/2009

ARE 954408

TEMA: 888 - Direito de servidores públicos abrangidos pela aposentadoria especial ao abono de permanência.

É legítimo o pagamento do abono de permanência previsto no art. 40, § 19, da Constituição Federal ao servidor público que opte por permanecer em atividade após o preenchimento dos requisitos para a concessão da aposentadoria voluntária especial (art. 40, § 4º, da Carta Magna).

MIN. TEORI ZAVASCKI, aprovada em 15/04/2016.

RE 572921

TEMA: 141 - Cálculo de vantagens pessoais incidentes sobre o abono garantidor da percepção de um salário-mínimo.

O cálculo de gratificações e outras vantagens do servidor público não incide sobre o abono utilizado para se atingir o salário mínimo.

MIN. RICARDO LEWANDOWSKI, aprovada em 13/11/2008.

Temas Relacionados