Dano Moral

Faça outra pesquisa ou veja as pesquisas prontas.

Resumo

Dano moral é uma lesão aos direitos da personalidade, ou seja, uma violação aos aspectos imateriais e extrapatrimoniais de uma pessoa, como sua honra, imagem, privacidade, integridade psicológica, entre outros. Essa lesão pode ser causada por atos ilícitos, intencionais ou não, que resultem em sofrimento, constrangimento, humilhação ou abalo emocional à vítima. No direito, a caracterização do dano moral tem como objetivo principal a reparação do prejuízo causado, buscando compensar a dor e o sofrimento vivenciados pela vítima, bem como prevenir a ocorrência de novas lesões e punir o ofensor. A indenização por dano moral é fixada em dinheiro, levando em consideração a gravidade do dano, a capacidade econômica do ofensor e a situação da vítima. É importante ressaltar que o dano moral pode ser cumulado com o dano material, ou seja, uma pessoa pode ser indenizada tanto pelos prejuízos materiais quanto pelos imateriais sofridos em decorrência de um mesmo ato ilícito.

Dano Moral - STF (resultados: 2)

RE 1394401

TEMA: 1240 - Conflito entre o Código de Defesa do Consumidor e a Convenção de Varsóvia, no que diz com a reparação por dano moral decorrente da má prestação de serviço de transporte aéreo internacional.

Não se aplicam as Convenções de Varsóvia e Montreal às hipóteses de danos extrapatrimoniais decorrentes de contrato de transporte aéreo internacional.

MINISTRO PRESIDENTE, aprovada em 16/12/2022.

RE 685493

TEMA: 562 - Indenização por dano moral decorrente de declarações públicas, supostamente ofensivas à honra, proferidas por Ministro de Estado no âmbito de sua atuação.

Ante conflito entre a liberdade de expressão de agente político, na defesa da coisa pública, e honra de terceiro, há de prevalecer o interesse coletivo.

MIN. MARCO AURÉLIO, aprovada em 22/05/2020.